top of page

1ª Conferência Municipal dos Direitos do Idoso em Piúma 

por Gerência de Comunicação

07/05/2015

A 1ª Conferência Municipal dos Direitos do Idoso em Piúma, aconteceu na última quarta- feira no auditório do MEPES, objetivando sensibilizar as instituições, a sociedade e o próprio idoso sobre a importância da sua participação ativa no meio social. No decorrer do evento, foram apresentados trabalhos em grupo, eleição dos Delegados para a Conferência Estadual, debates sobre avanços e desafios da Política Nacional do Idoso, dentre outros assuntos. Na ocasião estiveram presentes o Prefeito Municipal, Samuel Zuqui, o Vice- Prefeito, Dr. Cleber Felippe, a secretária de Assistência Social, Valquíria Silva, representantes do Grupo Vida Ativa, Psicólogos, Sociedade Civil e demais Secretários Municipais. Profissionais da saúde prestaram alguns serviços como aferição de pressão, teste glicêmico e massagem, sendo tudo muito bem organizado durante todo dia, onde os participantes foram beneficiados com a distribuição de vários kits, além de um delicioso café da manhã, almoço e lanche da tarde. A Prefeitura Municipal salienta a importância da Conferência e apoia a iniciativa da Secretaria de Assistência Social, destacando que a pessoa idosa é protagonista na efetivação dos seus direitos e por isso todo preconceito contra o idoso precisa ser rompido. 

 

SEMAS oferece Cursos gratúitos de Informática no CRAS

por Gerência de Comunicação

22/05/2015

Curso de Informática Básica

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social (SEMAS) e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) visando proporcionar melhor acesso aos serviços tecnológicos, está ofertando o curso de Informática gratuito à população. As aulas serão dadas pelo analista de sistemas Sr. Sergio Moura e vale ressaltar que as aulas serão direcionadas a diversos públicos tais como: usuários do Programa Bolsa Família, Grupo da Terceira Idade, Grupo de crianças e adolescentes, Grupo de mulheres e outros interessados da população de Piúma. As inscrições estão sendo realizadas na recepção do CRAS, bairro limão, próximo ao Bar do Bagre, na antiga creche, no horário de 8 às 17h. 

Mais informações pelo telefone do CRAS 3520-1322.

 

Assistência Social promove prestação de contas

Na manhã de quarta-feira, a Secretaria Municipal de Assistência Social, reuniu diversos convidados, entre autoridades e imprensa, para a prestação de contas da secretaria. Eles participaram de um projeto chamado “Café na Assistência”, que visa promover a aproximação da secretaria com a sociedade piumense.

 

Este já é o segundo encontro, sendo que o primeiro reuniu os conselheiros da cidade. Estiveram presentes, secretários, vereadores e imprensa. “Essa é uma nova forma de trabalhar que estamos implantando. Queremos divulgar os diversos serviços que prestamos e os trabalhos realizados dentro da assistência social de Piúma”, explica a secretária Valquíria Silva.

 

Ainda de acordo com ela, além de conhecer os serviços de assistência social e os detalhes dos projetos, acontecem também, visitas aos diversos equipamentos disponíveis para atender o cidadão. “Levamos todos para conhecer os nossos projetos, tais como, casa de passagem, casas populares, Cras e Creas. Lá temos os coordenadores, que fazem a apresentação dos serviços”, diz.

Valquíria afirmou que as duas reuniões foram muito proveitosas e explicou ainda que o projeto pretende englobar ainda mais pessoas. “Precisamos abrir as portas da assistência social. Mostrar para a comunidade o que está sendo feito. O contribuinte tem que saber onde o seu dinheiro esta sendo investido”, finaliza.

Carnaval do CRAS

por CRAS

17/03/2015 08:30

A Secretaria Municipal de Assistência Social, através do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS realizou no dia 26 de fevereiro de 2015 o evento “Carnaval das crianças no CRAS”.

O público atendido foram as crianças referenciadas no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCVF) do CRAS.

O objetivo do evento foi proporcionar a interação das crianças, despertar o interesse pelo resgate das tradições culturais, possibilitar o reconhecimento do Carnaval como uma manifestação cultural brasileira através de sua origem, características, interpretação de músicas, marchinhas carnavalescas, produção de trabalhos de artes como pintura, desenho e máscaras.

O evento aconteceu no período matutino e vespertino, pois o objetivo do SCVF é possibilitar que as crianças participem dos grupos e eventos, sem prejudicar a frequência escolar. No período matutino compareceram 29 crianças e no período vespertino 10 crianças.

Os facilitadores do evento foram Bianca (Educadora física), José Paulo (oficineiro de teatro) e os técnicos do CRAS. Foram realizadas atividades recreativas, dinâmicas entre outras, além de disponibilização de lanches, distribuições de doces e lembrancinhas. 

Eleição da Diretoria do Conselho Municipal do Idoso

por Gerência de Comunicação e Marketing

10/03/2015 11:17

 

A prefeitura de Piúma, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou nesta manhã, (10) a Eleição da Diretoria do Conselho Municipal do Idoso, cuja finalidade é propor medidas para eliminar toda disposição discriminatória, além de receber denúncias sobre qualquer forma de desrespeito ao idoso, apoiando ações que promovam sua participação nos diversos setores da atividade comunitária. Na ocasião, estavam presentes o Prefeito Samuel Zuqui, Vereadores, Secretários bem como a equipe do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e representantes da população. 

Dia Internacional das Mulheres

por Gerência de Comunicação e Marketing

17/03/2015 08:30

 

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março, a Secretaria Municipal de Assistência Social, através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), realizou no dia 11 de março de 2015 o evento “Dia Internacional da Mulher”, na sede do CRAS. 

O evento foi destinado às mulheres referenciadas no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCVF) do CRAS e acompanhadas pelo CREAS.

O objetivo do evento foi informar à comunidade sobre os serviços desenvolvidos pelos CRAS e CREAS a fim de melhor atender as mulheres em situação de violência, bem como levantar a discussão sobre o tema e sensibilizar e orientar a todas sobre os direitos a elas inerentes.

Num primeiro momento a assistente social, técnica do CRAS, realizou uma breve abordagem acerca de fatos históricos que propiciaram a criação do Dia Internacional da Mulher, sendo utilizado um vídeo como auxílio pedagógico.

Em seguida, a técnica do CREAS, advogada, discursou a respeito da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006), descrevendo sobre as disposições preliminares, das formas da violência doméstica e familiar contra a mulher, da assistência à mulher em situação de violência doméstica e familiar, do atendimento pela autoridade policial, dos procedimentos, das medidas protetivas de urgência, da assistência judiciária, da equipe de atendimento multidisciplinar, disposições transitórias e disposições finais de que trata esta lei, já a assistente social do CREAS, informou sobre os serviços ofertados na Proteção Social Especial no que diz respeito as mulheres vítimas de violência.

Os facilitadores do evento foram à equipe técnica (Coordenadores, Assistentes Sociais, Advogada e Psicóloga). Ao final do evento foram distribuídas lembranças para as participantes, além de disponibilização de lanche.  

Para a secretária de Assistência Social, Valquíria Silva, o CRAS e o CREAS é de extrema importância visto que atende a todas pessoas independente de classe social.

"Muitas pessoas acham o nós atendemos apenas pessoas de classe baixa, porém atendemos todos os tipos de pessoas e de todas as classes, o nosso intuito é fortalecer esse serviço para que as pessoas que tiveram seus direitos violados possam ser atendidas de forma mais acolhedora possível e que elas tenham toda assistência necessária para procurar por ajuda" Finalizou.

 

Piúma realiza a I Conferência Municipal dos Direitos  da Criança e do Adolescente

por Gerência de Comunicação - 28/05/2015

A Prefeitura  de Piúma, por meio da Secretaria de Assistência Social realizou no dia 27 de maio a I Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. A solenidade realizada no auditório do MEPES teve como objetivo discutir propostas para o atendimento das prerrogativas e políticas públicas voltadas à defesa dos direitos e interesses desses grupos, que devem compor no Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente. A Conferência foi dividida em plenária de abertura, que inclui a leitura do regimento interno; plenária de apresentação das propostas discutidas em grupos e   eleição dos delegados. O público presente conferiu ainda uma palestra com o tema “Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes: Fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente”. No decorrer da programação houve café da manhã, apresentações culturais, almoço, massoterapia, testes glicêmicos e aferição de pressão. Na ocasião estiveram presentes o Vice-Prefeito, Dr. Cleber Felippe, membros do Conselho Tutelar e Assistência Social, Secretária de Assistência Social, Valquíria Silva, Secretários municipais e vereadores, crianças e adolescentes de diversas escolas e representantes da sociedade. A Secretária de Assistência Social, Valquíria Silva, enfatizou durante o seu discurso, que a conferência é um momento importante para fomentar e garantir  melhor qualidade de vida às crianças e adolescentes: “Este evento é muito importante, pois procura conscientizar a população,  além de refletir aspectos positivos para as gerações presentes e futuras,  abrindo oportunidade para discussão de assuntos relevantes, como a eliminação da violência contra crianças e adolescentes, elaboração de políticas públicas voltadas para garantia do direito à vida e à integridade física, moral e psicológica ”, explicou a  Secretária.

Conselheiros Tutelares tomam posse em Piúma

Eleitos no final de 2010, tomaram posse em solenidade aconteceu no MEPES – Piúma no dia 8 de agosto de 2011.

 

Tomaram posse os Conselheiros:

  • Sílvia de Fátima Leite

  • Valério Nascimento Bourguignon

  • Gabriel dos Santos Albani

  • Rosana de Andrade de Oliveira

  • Gerusa Wingler Pontes Gonçalves

 

sendo Suplentes

  • Ronaldo Sales do Nascimento

  • Indiara Bassul Zetum Bezerra

  • Elismália da Silva Pena

  • Vanusa Demartine Lopes

  • Cláudia Maria Lorenzon Xavier

Novo Centro de Assistência Social  em Piúma

A prefeitura de Piúma inaugurou ontem (3) as novas instalações do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). O novo endereço é no bairro do limão e de acordo com o prefeito Samuel Zuqui, vai possibilitar um melhor atendimento às famílias. “Neste primeiro ano realizamos muitas reformas e consertos nos prédios públicos. Agora com esse novo espaço poderemos realizar um atendimento mais adequado às famílias mais necessitadas. Quero parabenizar a toda equipe que luta diariamente para dar mais dignidade as pessoas carentes de Piúma”, afirmou.

 

Espaço. O novo espaço conta com uma sala de recepção, administração, sala de atividades (para reunião de grupos de convivência), brinquedoteca, sala de informática, coordenação e duas salas para equipe técnica, onde vão atender assistente social, psicóloga e pedagoga dentro dos projetos do CRAS e INCLUIR.

Para a secretária municipal de Assistência Social, Valquíria Silva o novo CRAS é parte de um planejamento. “Nós, juntamente com o prefeito Samuel, temos um planejamento. Nosso objetivo é estarmos mais próximos da população, em busca da redução das desigualdades sociais, modificando a qualidade de vida das famílias que vivem em situações de risco social”, explicou.

Catadores tem noções de associativismo em Piúma
Uma reunião proposta pela Secretaria Municipal de Assistência Social,  através do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), definiu pontos importantes para os catadores de material reciclável de Piúma. A reunião aconteceu no dia 17 de setembro, no espaço do CRAS, em parceria com o Instituto Sindimicro.
Aderes

Essa foi 4ª reunião e teve o intuito dar continuidade a sensibilização e conscientização dos catadores sobre associativismo e a proposta de criação de uma Associação de Catadores no Município. Esta iniciativa faz parte das ações de implantação do Plano Municipal de Resíduos Sólidos em Piúma.

Entre os presentes estavam a Secretária Municipal de Assistência Social, Valquíria Silva, a coordenadora do CRAS, Daiana Milani, além dos técnicos do CRAS, assistentes sociais, psicólogos e representantes do Instituto Sindimicro.

Durante a reunião foram realizados esclarecimentos quanto ao que é o associativismo, os passos necessários para a criação de uma associação, o papel do município nesse processo e as propostas da prefeitura, entre outros temas.

Ficou acertado com os catadores a realização de um agendamento com a SINDIMICRO, para uma visita a AMARIV (Associação de Catadores de Reciclável no Município de Vitória) e também a uma empresa de papéis da Grande Vitória.
Fórum discute situação dos idosos em Piúma

Aconteceu no dia 23 de julho, a 5° Reunião Ordinária do Fórum Permanente de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento aconteceu no Mepes de Piúma, como uma das etapas municipais que envolvem as cidades do Litoral Sul como Alfredo Chaves, Iconha, Itapemirim, Marataízes, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul e Piúma. 


Sob coordenação da Secretaria de Assistência Social de Piúma, foram discutidos temas de proteção e acolhimento aos idosos. O evento reuniu aproximadamente 100 pessoas, entre profissionais da assistência social, advogados, psicólogos, grupos da terceira idade e membros da sociedade civil.


Uma palestra sobre Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa por um Brasil de todas as idades, foi ministrada pela presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Augusta Isabel Scárdua e pela Assistente Social e Conselheira, Marta Nunes Nascimento. 


Foram discutidas também algumas questões relacionadas a Conferencia Nacional dos Idosos, além de ficar estabelecida a realização da Conferencia Municipal do Idoso de Piúma, que será realizada em Setembro. Ao final do evento foi aberto um espaço para os idosos presentes opinarem e fazerem reinvindicações. 


Durante a ação foram apresentados, pela secretária Valquiria Silva, números e dados clínicos sobre a situação dos idosos do município, além de todo trabalho que vem desenvolvido pela Secretaria voltado para a terceira Idade.


O prefeito Samuel Zuqui também esteve presente e fez questão de ressaltar a importância da realização de eventos voltados a terceira Idade. ‘’Parabéns a todos os envolvidos no evento de hoje. Com iniciativas como estas é que conquistamos mais qualidade de vida para os nossos idosos ’’, afirmou o prefeito.

I Caminhada Alegria de Viver em Piúma

Aconteceu na manhã de ontem (01), a 1 ª Caminhada Alegria de Viver, em homenagem ao Dia do Idoso

 O evento contou com a participação da Secretária Municipal de Assistência Social, Valquíria Silva, do Secretário de Desenvolvimento, Nelson Morghetti, do Secretário de Finanças, José Luiz, do vice-prefeito, Cléber Felippe, além de muitos idosos e familiares que vieram prestigiá-los.

 


A caminhada começou no Fórum e terminou no ginásio da Escola Lacerda de Aguiar, onde os idosos foram recebidos pela equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social e de Saúde, para realizarem exames de glicose e aferição de pressão. O evento também contou ginástica, coffee break e muita diversão com uma apresentação de dança do Grupo da melhor idade “Vida Ativa”. 


Para a secretária municipal de assistência social, Valquíria Silva é importante a valorização do idoso. “Tivemos hoje, o prazer de desfrutar a companhia da melhor idade, seniores, que tem tanto conhecimento e história de vida para nos passar. Temos que ter em nossas mentes que hoje é o dia mundial do idoso, mas eles precisam do nosso carinho e atenção todos os dias” , disse a secretária.

Notícias da Secretaria de Assistência Social de Piúma.

Fonte: Site da prefeitura de Piuma.  www.piuma.es.gov.br e https://www.facebook.com/prefeitura.depiuma

Piúma realiza a CAMINHADA DE ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

 

No dia 18 de maio, o Brasil comemorou o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Há 15 anos, a data, instituída no calendário e na legislação nacional, reforça a causa e engaja diversos atores em prol do cuidado e da defesa dos direitos ao desenvolvimento saudável e protegido de crianças e adolescentes.

Por todo o País, são realizadas ações de divulgação intensa e positiva pelo 18 de maio. Neste dia, em 1973, uma menina com oito anos de idade teve seus direitos violados e foi assassinada, em um caso de abuso sexual em Vitória/ES. O choque e a impunidade dos criminosos levaram à mobilização de mais de 80 entidades públicas e privadas e à sanção, em maio de 2000, da Lei 9.970.

Pensando nisso, a equipe do Centro de Referência da Assistência Social - CRAS e do Centro de Referencias Especializado da Assistência Social - CREAS, organizou a CAMINHADA DE ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES que aconteceu no dia 24 de junho de 2015.

 

Todo adulto um dia já foi criança. E o Tempo de criança é a fase da vida na qual a personalidade e o caráter são formados. Se a sociedade deseja um mundo melhor, tem que formar adultos melhores, e para formar adultos melhores, precisa primeiramente, cuidar de suas crianças.   Autor: José Maria R. Oliveira Filho - Procurador-Geral de Justiça

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Aos parceiros,

O Centro de Referência Especializado da Assistência Social - CREAS, através da sua equipe tem o enorme prazer de agradecer a presença e a participação de todos, que diretamente e indiretamente contribuíram para a realização e o sucesso da Caminhada de Enfrentamento a Violência Sexual de Crianças e Adolescentes realizada no dia 24 de junho de 2015 nesta municipalidade.

Aproveitando a oportunidade, gostaríamos de reforçar aos parceiros sobre a importância da participação no cuidado e na defesa dos direitos e ao desenvolvimento saudável e protegidos de nossas crianças e adolescentes, isso só é possível com o esforço e trabalho de todos para juntos abraçarmos a causa e fazermos bonito.

 

Para nós, foi uma grande honra contar com a sua participação.

bottom of page