top of page
CRAS Piúma
Visite-nos
Rua São Mateus, sem n°
Bairro Limão - Piúma
 
 Telefone
28-3520-1322
 
Nosso Email
cras@piuma.es.gov.br

Com objetivo de complementar o trabalho social com as famílias realizado através do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) é desenvolvido no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculo (SCFV).

De acordo com RESOLUÇÃO Nº 109, DE 11 DE NOVEMBRO DE 2009 que aprova a Tipificação Nacional de Serviços Sócio  Assistenciais, o SCFV é um serviço realizado em grupos, organizado a partir de percursos, de modo a garantir aquisições progressivas aos seus usuários, de acordo com o seu ciclo de vida, a fim de complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social. Forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta os usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais e coletivas, na família e no território. Organiza-se de modo a ampliar trocas culturais e de vivências, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade, fortalecer vínculos familiares e incentivar a socialização e a convivência comunitária. Possui caráter preventivo e proativo, pautado na defesa e afirmação dos direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades, com vistas ao alcance de alternativas emancipatórias para o enfrentamento da vulnerabilidade social.

Baixe a apostila do PRONATEC

Apostila do PRONATEC

Downloads

Oficinas CRAS

Onde estamos

Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais

Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais

No CRAS são desenvolvidos os seguintes grupos, considerando que as intervenções devem respeitar os ciclos de vida e desenvolvimento dos participantes, os grupos são organizados nas seguintes faixas etárias:

  • Crianças e adolescentes de 6 a 12 anos

  • Adolescentes e Jovens de 13 a 17 anos

  • Pessoas Idosas

  • Mulheres

  • Grupo Amor Sereno (participação de pessoas que possuem membros da família dependentes químico e/ou álcool e/ou recluso no Sistema Penitenciário).

Cursos de Informática.
Conteúdo Programático

Funcionamento dos grupos

Os Grupos ocorrem semanalmente, quinzenalmente e mensalmente (verificar tabela dos grupos e datas) com a duração aproximada de 1 (uma) hora e 30 (trinta) minutos. Para acompanhar as datas horário dos grupos consulte o Calendário de Eventos:

Secretaria de Assistência Social de Piúma - CRAS

CENTRO DE REFERENCIA DE ASSISTENCIA SOCIAL
 
É uma unidade pública estatal,  responsável pela oferta de serviços continuados de Proteção Social Básica, que tem como objetivo prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. Seus programas, benefícios, projetos e serviços destina-se a  população em situação de vulnerabilidade social decorrentes. 

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é uma unidade pública estatal descentralizada da Política Nacional de Assistência Social (PNAS) .

O CRAS atua como a principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), dada sua capilaridade nos territórios e é responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social.

Além de ofertar serviços e ações de proteção básica, o CRAS possui a função de gestão territorial da rede de assistência social básica, promovendo a organização e a articulação das unidades a ele referenciadas e o gerenciamento dos processos nele envolvidos.

O principal serviço ofertado pelo CRAS é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) , cuja execução é obrigatória e exclusiva. Este consiste em um trabalho de caráter continuado que visa fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura de vínculos, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida

bottom of page